Uma vez criado o ambiente STAT, está na altura dos alunos aprenderem artes marciais e adquirirem novos conhecimentos para que possam atingir os seus objetivos! Em primeiro lugar, vamos dar-vos a conhecer a nossa arte marcial: o Taekwondo Songahm! 

1. O TAEKWONDO SONGAHM

 

O Taekwondo Songahm é um estilo de Taekwondo, uma arte marcial de origem coreana, fundada pelo, hoje, “Eterno Grão Mestre Haeng Ung Lee”, que tem como principal objetivo o desenvolvimento físico e mental dos alunos e não, apenas, um foco competitivo ou para um certo grupo de idades.

estrela-sohngan1.png

“Tal como o pinheiro tem folha perene, as nossas atitudes devem ser corretas independentemente das condições externas. A rocha representa a força dos nossos princípios.”

 

O Estilo Songahm constrói-se em torno da “estrela Songahm”, uma estrela de 9 pontas (8 exteriores e uma interior, o centro), que contém todos os caminhos percorridos pelas poome-saes (sequência de técnicas que representa um combate contra um ou vários adversários), do cinto branco ao 9º grau de cinto preto. 

 

O número 9 é muito importante na simbologia Coreana e, especificamente, no Taekwondo Songahm pois representa o final de um ciclo e o início de um novo. É por isso, por exemplo, que existem 9 cintos até ao cinto preto, 9 graus de cinto preto. A poome-sae de cinto branco tem 18 movimentos (9x2) e a de Cinto Preto, 1º Dan, tem 81 movimentos (9x9.
 

2. SISTEMAS DE CICLOS

Na STAT, organizamos o ensino por ciclos, cada um representa um Valor STAT e dura 8 semanas. Dentro do ciclo, cada aluno deverá conquistar três fitas pretas/brancas, referentes ao conhecimento técnico do ciclo, e uma amarela, referente ao Valor do Ciclo. 

 

No final de cada ciclo, os alunos fazem uma demonstração de conhecimento e sobem de graduação. 

 

Abaixo poderão encontrar um exemplo relativo ao ciclo da convicção, referindo os valores apreendidos (linha 2), os conhecimentos que é necessário ter (linha 3) e as fitas que se recebe por adquirir os conhecimentos das linhas 2 e 3.

 

3. A EVOLUÇÃO DO ALUNO 

 

3.1 O Sistema de Fitas
 

Dentro de cada ciclo, cada aluno deve conquistar três fitas pretas ou brancas (consoante o seu cinto) e uma fita amarela.

Com as suas fitas todas, o/a aluno/a está pronto(a) para fazer uma demonstração de qualidade e subir na sua graduação!


 

 
 

3.2 Sistema dos Cintos

Todos sabemos que as artes marciais têm cintos e que o primeiro grande objetivo é chegar ao cinto preto. Contudo, nem sempre foi assim. A introdução de cintos coloridos é muito recente e serviu para que os alunos e Instrutores pudessem ter objetivos claros a seguir. 

 

Cada arte marcial tem o seu sistema de cintos. Na STAT, utilizamos o sistema do Taekwondo Songahm, onde existem 9 cintos completos entre o cinto branco e o cinto preto, sendo que cada cinto completo tem dois níveis: o “recomendado” e o “decidido”.

 

Cada cinto tem a sua “filosofia”. A caminhada do cinto branco ao cinto preto é metaforicamente comparada ao crescer de um Pinheiro e ao passar de um dia. O cinto branco é a semente, o cinto preto é a primeira noite e o pinheiro já inteiramente crescido. 

 
ezgif.com-gif-maker (3).gif

3.3 A progressão do Aluno

 

Portanto, na STAT, para chegar a cinto preto, um(a) aluno(a) que treine duas vezes por semana, deverá fazer uma graduação a cada ciclo de 8 semanas, durante, aproximadamente, 3 anos e 6 meses. 

 

Para melhor organizar a vida pessoal das famílias, agrupamos os alunos por nível e por turma. Desta forma, um aluno que entre em Setembro, terá o seu lugar garantido numa aula e não terá de mudar o ano inteiro.

No final de cada ano, o aluno fará um “Mega Exame STAT”, onde conquistará o seu lugar na aula mais avançada.

 

Eis um plano de graduações de um aluno de Taekwondo Songahm:

 

3.4 O Cinto Preto

 

Na STAT, chegar a cinto preto significa que o/a aluno/a adquiriu o conhecimento completo das bases da sua arte marcial. No fundo, o cinto preto é a primeira grande conquista. Para ser Mestre, bastará continuar a treinar e chegar a 6º Dan, ou seja, ao 6º Grau de Cinto Preto! 

 

Lembrem-se...um cinto preto é um cinto branco que nunca desistiu! O melhor conselho que vos podemos dar é: apareçam nos treinos. Não importa se está sol ou a chover, se estão com energia ou não. O importante é aparecer, treino após treino! 


 

4. FORMAÇÕES E EVENTOS COMPLEMENTARES

 

Para além dos treinos regulares dos alunos, existem formações e eventos complementares para aqueles que quiserem aprofundar ou adquirir novos conhecimentos que não fazem parte da formação de base, mas que a completam.

 

Existem formações complementares para todos os níveis e ao longo do ano inteiro. Eis alguns exemplos de formações complementares.

 

  • STAT Rookie  (evento para iniciados)

  • Sparring Time! (desenvolvimento do sparring)

  • Partir tábuas (evento familiar)

  • Tiger Day (torneio e “stranger danger” para Tigers)

  • XMA Day (formação em XMA - artes marciais criativas)

  • Black Belt Prep (treinos de preparação para o exame de cinto preto)

  • Torneios Internos (eventos competitivos dentro da STAT)

  • etc.

 

Estas formações complementares podem ser adicionadas às mensalidades normais dos alunos, basta perguntar ao seu Community Manager!

 

Siga este QR Code com os eventos para este ano todo

 

Treinos Personalizados:

 

Os alunos que queiram aprofundar os seus conhecimentos, seja para um objetivo pessoal específico ou competitivo, poderão fazer treinos personalizados com os seus Instrutores. Existem treinos de 30 ou 45 minutos e os alunos podem escolher entre vários tipos de pacotes.

 

Peçam mais informação ao vosso Community Manager!


 

5. Programas de Evolução: LEADERSHIP & LEGACY

 

Para além do programa STAT, existem programas de evolução para aqueles alunos que demonstram ter a Atitude e a vontade de aprender mais!

 

5.1 Leadership - ser um exemplo

 

No programa Leadership, os alunos aprendem a ser verdadeiros exemplos! Sabendo que falar em público é um dos maiores medos das pessoas, desenvolvemos um programa onde os alunos são ensinados a ficar confortáveis em ser um exemplo. 

 

“Não é o que se faz, é como se faz” é um dos lemas deste programa e, através do treino de artes marciais criativas, as Xtreme Martial Arts (XMA), os alunos aprendem a fazer as técnicas como verdadeiros líderes mas, acima de tudo, a demonstrá-las como líderes.

 

Este programa é por convite, por isso dediquem-se aos treinos com toda a intensidade e mostrem aos vossos Instrutores que querem ser verdadeiros líderes STAT!

 

5.2 Legacy - ser um “coach”

 

O programa Legacy é para os alunos que querem ser mais do que um exemplo, querem ajudar outros a sê-lo! Neste programa, os alunos são ensinados a ser verdadeiros Instrutores e a exercer uma influência positiva na vida de outros alunos. 

 

No programa Legacy, são ensinadas técnicas de liderança, apresentação em público, comunicação e organização pessoal, tudo ferramentas essenciais para uma vida de sucesso. 

 

Tal como o Leadership, o Legacy é um programa a que se acede por convite. Por isso, demonstre que gosta de ajudar os outros e fale com os seus Instrutores sobre como integrar o programa!