Na prática, a Estrutura são as regras e procedimentos que todos - alunos, Instrutores e Pais -  seguem quando estão na STAT. A clareza desta Estrutura permite criar o famoso ambiente STAT, um ambiente familiar, respeitador e, acima de tudo, capacitante!

Eis, então, aquilo que precisa de saber para se sentir em casa:
 

1. ANTES DO TREINO

  • Saudação à entrada da STAT

Ao entrarem na Academia, pedimos que os Pais e alunos façam uma vénia à  entrada da porta e digam, bem alto: “Boa Tarde Senhor/Senhorita”. Desta forma, para além de haver um cumprimento a todos os presentes, cria-se uma atitude  positiva ao entrar na STAT! 
 

  • Uniformização 

Todos os alunos devem vir devidamente uniformizados para os treinos. A uniformização tem vários propósitos, sendo que o mais importante é o da sensação de pertença a uma equipa. Na STAT, ninguém treina isolado e todos são a equipa STAT!

*Os alunos do programa STAT, devem vir de t-shirt branca STAT e calças pretas STAT, assim como com o seu cinto. Alunos do programa Leadership devem vir com a sua t-shirt Azul Leadership STAT e alunos do Programa Legacy devem utilizar a t-shirt encarnada Legacy STAT.

 

  • Equipamento

A STAT está em permanente procura e desenvolvimento de produtos de forma a servir os seus alunos com os materiais mais competitivos e de melhor qualidade. Como tal, e para garantir que este desenvolvimento continue a ser possível, os alunos devem utilizar o equipamento fornecido e aprovado pela STAT em todos os seus treinos, não sendo permitida a utilização de protecções ou equipamentos externos.

 

* Os alunos devem sempre trazer consigo as luvas e os protetores de pés. Alunos avançados devem ter o kit completo de proteções.

 

  • O Cinto

  • Tratamento por “Senhor e Senhorita”

Na STAT, tratamos todos os alunos por “Senhor NOME” ou por “Senhorita NOME”. Esta é uma forma de mostrar respeito e cortesia a todos os presentes. A partir do cinto preto, o tratamento passa a ser feito por “Senhor/Senhorita APELIDO”. A partir de 4º Dan (4º grau de cinto preto) o tratamento é feito por Professor(a) e, finalmente, a partir do 6º Dan, por Mestre.

 

  • “Sim Senhor(ita)!”

Os alunos devem sempre responder alto e a boa voz “Sim Senhor(ita)” a todos os comandos dos Instrutores. Sim, todos! Não o devem fazer por reverência aos instrutores mas, sim, para estarem permanentemente focados no “SIM!”. Deste modo, estão prontos para superar todos os desafios!


 

  • A entrada no Dojang (área de treino)

Sempre que entrarem no Dojang devem pedir autorização para entrar aos Instrutores ou, na falta deles, ao aluno mais graduado: “Permissão para entrar, Senhor/ita?”. O Dojang deve ser visto como um local especial e este detalhe é importante para criar o ambiente de Respeito que se quer para um treino de excelência.

2. O INÍCIO DO TREINO

  • Saudação aos Pais/convidados e às Bandeiras

Todos os treinos começam com a saudação aos Pais. Logo no início do treino, os Instrutores viram os alunos todos para os Pais e convidados de forma a cumprimentá-los com uma vénia. Neste momento, os Pais e os convidados devem levantar-se também e fazer a vénia de volta. Todos juntos devem dizer “Respeito!”

 

Após este momento, todos devem permanecer de pé e fazer a saudação às bandeiras de Portugal, da Coreia do Sul e da ATA Worldwide. Este ato simbólico serve apenas para mostrar Respeito ao nosso país, ao país de origem do Taekwondo Songahm e à Associação internacional que governa esta arte marcial. 
 

  • Espírito Songahm do Taekwondo

Logo de seguida às saudações, os alunos dizem o “espírito Songahm do Taekwondo” adequado ao seu treino. Existem 3 diferentes: o dos Tigers, o dos Kids e o dos Adultos.

 

incluir os vários “espírito songahm do taekwondo”

 

Finalmente, a “formação” termina com a saudação aos Instrutores, a qual termina com todos a dizer, bem alto, o Valor do Ciclo!

Pode ver abaixo o espírito de cada uma das categorias: TIGERS | KIDS | ADULTOS

 

3. DURANTE O TREINO

 

  • A vénia, Posição de atenção, de Mestre

Na STAT, os alunos cumprimentam-se com uma vénia porque é a forma mais respeitadora e marcial de cumprimentar alguém. 

 

A “posição de atenção” é utilizada sempre que os Instrutores explicam alguma coisa. Quando ouvirem “posição de atenção!”, os alunos devem bater duas palmas (assim, até os que não ouviram o(a)Instrutor(a) saberá que foi pedida uma posição de atenção), colocar o joelho direito no chão e as duas mãos sobre o joelho. Desta forma, todos conseguirão ver os Instrutores e ouvir com atenção.

 

A “posição de Mestre” é muito utilizada nos Tigers! Serve o mesmo propósito da “posição de atenção” e faz-se sentando de pernas cruzadas e pondo as duas mãos cruzadas à frente do peito, com as palmas das mãos viradas para dentro. Esta é mesmo a posição que os Mestres utilizam nas suas cerimónias!

 

  • O “firme”!

Sempre que ouvirem “firme!” os alunos devem colocar-se bem direitos, com os braços esticados ao longo do corpo, costas e peito fortes e os pés juntos. Devem responder o quê? “Sim Senhor/ita!”. Esta posição mostra muita auto-disciplina e faz com que os alunos se sintam com confiança neles próprios!

 

  • Virar de direção 

Quando os Instrutores pedirem para os alunos se virarem para um lado da sala, seja para estarem frente a outro aluno ou para outra direção, os alunos devem mexer-se enquanto dizem “1, 2 Senhor(ita)!”. Quando o primeiro pé mexe em direção à direção pedida, diz-se “1”, quando o outro pé mexe, diz-se “2” e termina-se a movimentação com a posição de “firme”, dizendo “Senhor/ita!”

 

  • Ir buscar o material

Os alunos devem ir buscar o material por filas, cada um à sua vez. Isto garante a segurança de todos os presentes e faz com que ir buscar o material seja uma demonstração de atitude!




 

4. O FINAL DO TREINO
 

  • Receber a fita

Durante cada ciclo de treino, existem 3 fitas pretas e uma fita amarela a receber. As fitas são entregues no final dos treinos de algumas semanas em específico. Este sistema está explicado mais abaixo, na secção do “CONHECIMENTO”.

 

  • A saudação final

O treino termina com a mesma saudação do início: saudação aos Pais e convidados, às bandeiras, Espírito Songahm do Taekwondo e aos Instrutores.

 

  • Cumprimento final

No final do treino, todos os alunos cumprimentam os Instrutores e os companheiros de tTreino, fazendo uma fila à saída do Dojang. No final de se cumprimentarem, batem duas palmas e gritam o Valor do Ciclo!

  • Saída do Dojang

Tal como a entrada, também a saída merece um toque de Respeito. Por isso, os alunos devem virar-se para o Dojang e fazer uma vénia, dizendo o Valor do Ciclo.