A IMPORTÂNCIA DE SERMOS VERDADEIROS
top of page

STAT BLOG

Sim! A STAT tem um blog onde falamos sobre tudo o que nos motiva a fazer o que fazemos, mas cada vez melhor. Desde life-skills à educação infantil, os posts são leituras de 2 a 5 minutos que nos farão certamente pensar...

Search

A IMPORTÂNCIA DE SERMOS VERDADEIROS

HONESTIDADE - SER VERDADEIRO NAS MINHAS AÇÕES

Quando se diz que devemos ser verdadeiros nas nossas ações é porque existe uma consequência direta nas nossas vidas se assim o fizermos. A Honestidade não é, apenas, um conceito bonito e um ascendente moral ao qual todos devemos aspirar. É algo que nos traz benefícios práticos evidentes.


No plano do conceito, todos nós queremos viver com base nos nossos melhores valores mas quando enfrentamos o mundo real, caótico e desorganizado, é fácil questionar a validade da honestidade e procurar atalhos para atingir os resultados que pretendemos atingir.

Pense-se: é sedutor procurar agradar aos outros para evitar ser-se assertivo, é mais fácil aceitar-se um favor do que ir pelos caminhos próprios de alguns processos, é mais fácil dizer que “sim” a algo que não acreditamos realmente do que lidar com as consequência, por vezes difíceis, de dizermos a verdade.


Mas então porque vale a pena sermos Honestos?

Porque, apesar de mais difícil, uma decisão alinhada com o que está certo é uma decisão que vai buscar força à nossa convicção.


Porque um “não” na altura certa pode ser difícil de dizer mas liberta-nos de todos os “sim” que andamos a dizer sem vontade.


Porque uma decisão certa e na qual acreditamos é uma decisão da qual conseguimos ramificar outras decisões, ou seja, é uma decisão expansiva enquanto que uma decisão desonesta contrai-nos e faz-nos sentir presos às suas consequências.


Em última análise, sermos honestos é sermos livres. Fazer aquilo que está alinhado com aquilo que, para nós, é verdadeiro, liberta-nos das nossas próprias incertezas e protege-nos de potenciais fragilidades futuras.


Na STAT treinamos a Honestidade através do treino de artes marciais porque sabemos que não existem atalhos para a qualidade, porque sabemos que, por mais que queiramos fingir a nossa evolução, não há como fazê-lo, por isso, há que lidar com as coisas como elas são, assumir os desafios e sermos verdadeiros na forma como superamos os obstáculos que surgirem no nosso caminho.


Esta é a fórmula para criarmos qualidade e é com honestidade que se formam cintos pretos, tanto no tatami, como na vida.


96 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page