STAT BLOG

Sim! A STAT tem um blog onde falamos sobre tudo o que nos motiva a fazer o que fazemos, mas cada vez melhor. Desde life-skills à educação infantil, os posts são leituras de 2 a 5 minutos que nos farão certamente pensar...

Search

Convicção - Eu Consigo!

Updated: Mar 2

Estamos num dos ciclos mais emblemáticos da STAT, o ciclo da Convicção! Na STAT, definimos a Convicção com a simples afirmação “Eu Consigo!”.


Pode ser simples mas não se enganem, é dos ciclos com mais impacto!



Instrutora Susanna Nussbaum (STAT Itália) a conquistar o título de Campeã do Mundo

Isto porque afirmar positivamente algo como “Eu Consigo” frente à adversidade faz com que os desafios se transformem porque em vez de ver a impossibilidade, vê-se a possibilidade.


Todos achamos que não somos capazes de fazer isto ou aquilo. É natural e saudável que assim seja. Não somos super-heróis que conseguem levantar carros ou ver através de prédios. No entanto, também há muitas coisas que somos capazes de fazer mas que nos auto-sabotamos porque achamos que não.


E é aqui que tudo muda.


Se eu vir o mundo com base na crença de que não sou capaz de fazer nada, irei dar instruções ao meu cérebro para encontrar razões que justifiquem essa crença e, como bom aluno que é, vai dar-me aquilo que eu preciso para me dar provas de que eu tinha razão: de facto não sou capaz.


Contudo, se eu inverter o processo, e afirmar “Eu Consigo” perante a adversidade, vou instruir o meu cérebro a procurar por todos os caminhos que me possam levar à superação desejada. Com tempo e com empenho, vou provar-me a mim próprio de que sou capaz.


Esta psicologia da afirmação pode parecer superficial e ingénua mas não é. É transformacional e tem impactos muito concretos na forma como se vê a vida e, consequentemente, se conquista o sucesso, seja o que isso significa para cada um de nós.


Vejamos um caso concreto: um aluno que tem de aprender uma técnica nova, digamos, um pontapé rotativo!


Qual a primeira reação do aluno quando sabe que tem de aprender este pontapé? “eu não consigo!”, como é evidente. Porquê? Porque, obviamente, não consegue!

As crianças incorporam rapidamente o lema "Eu Consigo!"

A questão é aquilo que se faz a partir deste ponto. Continuar a dizer “eu não consigo” não parece ser um bom ponto de partida, pois não? Mas é o ponto de partida de muita gente, infelizmente. Portanto, há que fazer as coisas de forma diferente e isso começa por dizer, “EU CONSIGO”, mesmo que não consigamos…ainda.


Já sabem, a partir desse momento, estão a olhar para as possibilidades e não para as impossibilidades. É uma pequena diferença que faz toda a diferença.


E isto não é “fantochada”. Pensem no seguinte: já quiseram comprar algum carro (ou algum tipo de brinquedo para os mais pequenos). Assim que decidem o carro que querem, não começaram a ver imensos modelos desse carro a andar na rua? Claro que sim! É isto que o cérebro faz: Dá-vos visibilidade sobre aquilo que é importante para vocês.


Logo, se superar um desafio é importante para vocês e começaram por dizer “Eu Consigo”, então já vão bem lançados para dar os próximos passos.


E que passos são estes? São aqueles que são necessários para passar das ideias à ação e, consequentemente, à superação.


É por isso que, na STAT, utilizamos 3 pilares para ajudar no caminho do sucesso, são eles:


  • O compromisso: “A vitória de amanhã conquista-se hoje”

  • A determinação: “Não deixo acontecer, faço acontecer!”

  • A concretização: “Termina quando estiver terminado”


Falemos do Compromisso!


Para os adultos, o compromisso com os objetivos é uma grande fonte de motivação

É muito comum ficarmos entusiasmados com a ideia de fazer alguma coisa nova e deixarmo-nos levar pela sensação de descoberta. Contudo, é igualmente comum, deixarmo-nos ir abaixo assim que aparecem as primeiras dificuldades.


Por isso é que o compromisso é um elemento tão importante da convicção. É preciso ter consciência de que a superação ou a conquista de um objetivo é sempre resultado de um processo e de um caminho. Não basta fazer uma vez, é preciso começar e…continuar!


E o compromisso é, exatamente, esta noção de que a “vitória de amanhã, conquista-se hoje”, é saber que o segredo não está, apenas, em querer, está em fazer, fazer, fazer, até que o resultado seja isso mesmo, um resultado


e é aqui que entra a Determinação.


Os jovens com determinação crescem mais seguros e felizes


Porque aquilo que separa a ideia do resultado é a nossa capacidade de agir. Pessoas com determinação sabem que não basta esperar para ver se as coisas acontecem, fazem acontecer.

A determinação é, na prática, “por as mãos na massa”! É agir no sentido daquilo que nos comprometemos e não abandonar o caminho mas, ao invés, agir consistentemente no sentido que se pretende.


Por fim, é preciso a Concretização!


Ou seja, é preciso a noção de que a tarefa em mãos “termina quando estiver terminada!”. Não se pára antes ou quase lá, não nos enganamos a achar que “já está bom assim”, quando sabemos que deve acabar quando acabar!


Não se deixa uma tarefa a meio. É como chegar a cinto castanho porque “estava quase no cinto preto”. O resultado é que se vai viver a vida inteira com a sensação de que se poderia ter chegado a cinto preto mas não se chegou e, assim, em vez de ter uma lição capacitante, fica-se com a mensagem inversa: a de que não se termina o que se começa. Consequentemente, em vez de se viver com mensagens internas capacitantes, vive-se com uma voz interior que nos diz: “ah, tu não consegues, vais desistir antes”. Isto não pode ser, pois não?



Por isso, é importante terminar o que se começa e fechar os ciclos. A etapa seguinte constrói-se sobre a etapa anterior. A falta de concretização não cria as fundações necessárias para o crescimento, logo, é preciso terminar, nem que seja para arrumar um assunto e seguir em frente!



Um cinto preto é alguém que é capaz de atingir o que quiser (demo em 2014)


Resumindo...


Tudo começa na simples afirmação “Eu Consigo!”. É o primeiro passo que devemos dar para começar uma jornada de aprendizagem e de crescimento. Requer coragem e um pouco de ingenuidade mas não tem problema, o pior que pode acontecer é mesmo conseguir algo que nunca se pensou conseguir!


O caminho deve começar com o compromisso interior que nos diz que a vitória de amanhã conquista-se hoje, logo, é preciso total dedicação a cada parte do processo. Ir a todos os treinos possíveis, somar as pequenas coisas.


A determinação vai ser necessária ao longo do caminho porque é aquilo que nos vai fazer enfrentar a desmotivação ou as dificuldades. É fazer acontecer e não esperar que as coisas que queremos aconteçam por magia.


Por fim, é terminar quando estiver realmente terminado. Só assim se conquistam as lições e a confiança necessária para se ganhar convicção de que se é capaz de conquistar novos desafios e novas etapas!


Bons treinos, boas conquistas, boas superações!


Mestre Pedro Tânger

Fundador da STAT Artes Marciais


337 views0 comments